segunda-feira, 26 de agosto de 2013

Zona Rural


Passeio pela Zona Rural de Ivoti


No dia 22 de agosto de 2013, os alunos do 4o ano B, acompanhados das Professoras Fabiane e Thamires, realizaram um passeio para enriquecer ainda mais os estudos sobre a nossa cidade, Ivoti.

"Para ter uma relação mais intensa com o lugar é preciso vivenciá-lo. É preciso ter outra relação com o tempo. É preciso que o turismo possibilite alguma relação mais direta, em que a vivência represente uma relação de troca, aprendizado e respeito. Muitas vezes, a melhora da qualidade da percepção requer conhecer melhor as características ambientais locais..."(Mendonça, apud Lemos (1996, p. 21)


 Conhecemos a Zona Rural e foi uma tarde de muitas descobertas e alegrias. Exploramos o Memorial da Colônia Japonesa, onde vivenciamos a história da chegada dos imigrantes japoneses em nosso município e apreciamos os diversos utensílios domésticos, objetos e roupas como o kimono e a gueta (chinelo) e os origamis.

Passamos pela localidade de Picada 48 Baixa onde vimos os fornos para produção de carvão vegetal e também ficamos impressionados com o tamanho do Aterro Industrial. Quanto lixo produzimos? Sendo que ali depositamos apenas uma parte dele.
Em Nova Vila reconhecemos o Pesque e Pague Diguinho e passamos pela Escola Municipal Nelda Julieta Schneck.
Fomos à Picada Feijão onde visitamos uma propriedade rural com gado leiteiro. Os alunos ficaram encantados com os animais que ali encontramos. 

  
 Acabamos o passeio na Feitoria Nova explorando o museu municipal e os vários objetos da cultura alemã. Ouvimos a história da Ponte do Imperador e desfrutamos de um frühstück na Casa Amarela.

LEMOS, A. G. Turismo: Impactos Socioambientais. São Paulo: Hucitec, 1996.
  

Concerto Didático


O Maravilhoso Mundo da Música,
contemplado pelo Prêmio Funarte de Concertos Didáticos 2013,
realizou uma belíssima apresentação aos alunos do 4º ano A, 6º, 7º e 8ª séries da Aroni, na quarta-feira, dia 21 de agosto.





sexta-feira, 16 de agosto de 2013

Monstros.......



Você tem medo de monstros?

Para os alunos da Educação infantil e séries iniciais da nossa escola este assunto 
está muito bem resolvido. 
Mais uma vez os alunos das séries finais, participantes do projeto Leitura – de aluno para aluno - presentearam os menores com uma bela hora do conto.
 Desta vez a história foi – “Quando nasce um monstro” (Sean Taylor e Nick Sharratt). 
A diversão diante das “POSSIBILIDADES” foi enorme. 
Todos curtiram o enredo, ainda mais, ao perceberam que um dos personagens era uma pessoa muito conhecida deles – a nossa amada merendeira Jacinta
Eles também curtiram muito a paródia feita com a tão famosa música da Anita – Prepara. Parabéns aos alunos ; João Vitor Klein, Claudia Diehl Beier, Mariane de Mattos Luft e Andressa Wiethauper. 
 E a próxima história? 
Quem será que vai incorporar um personagem?





quinta-feira, 1 de agosto de 2013

Despedida



Foi com muitas surpresas, presentes e recados carinhosos que os alunos da 8ª série, 7º e 6º ano receberam a professora Sheila Fabrícia Schuck  no seu último dia de Trabalho na Escola Aroni.

Sheila, que estava cobrindo a licença maternidade da Professora Vanessa Hartmann Dhein, sem dúvidas deixou sua marcada em nossa escola durante este tempo.

Agradecemos toda sua dedicação ao longo deste período.
Te desejamos sucesso e, sempre que quiseres, 
nossas portas estarão abertas para uma visitinha.